::Obesidade


Saiba mais sobre o orlistate (Xenical / Lipiblock)


Dr. Geraldo Santana
Médico endocrinologista

O Orlistate, nome químico do Xenical e Lipiblock, é uma das alternativas terapêuticas no tratamento do excesso de peso. Seu uso deve ser considerado naqueles casos em que apenas a dieta, exercícios e a mudança do estilo de vida não foram suficientes para promover o emagrecimento. A prescrição de qualquer medicamento anti-obesidade deve ter supervisão médica e estar sempre associada a um programa de reeducação alimentar e estímulo à atividade física.

O Orlistate praticamente não é absorvido e age somente no tubo digestivo inibindo as lipases gastrintestinais, enzimas responsáveis pela digestão e absorção das gorduras. Com essa inibição, 30% da gordura ingerida na alimentação deixa de ser absorvida sendo, então, eliminada pelas fezes. A gordura é o nutriente com maior densidade calórica - 9 calorias por grama - e, portanto, o mais relacionado ao excesso de peso. Com o uso do Orlistate, uma quantidade significativa de gordura deixará de ser armazenada no organismo, favorecendo a perda de peso.

Quando bem indicado e com orientação médica, o Orlistate é um medicamento seguro e geralmente bem tolerado. Os efeitos colaterais são de natureza gastrointestinal e estão relacionados ao próprio efeito do medicamento ao reduzir a absorção das gorduras. Podem ocorrer fezes oleosas ou amolecidas, aumento do número de evacuações e, em casos de dieta rica em gordura, eliminação de gases com gotas de óleo e perdas oleosas involuntárias. Esses efeitos, quando presentes, são mais frequentes nos primeiros três dias e naturalmente vão diminuindo com a redução da ingestão de gordura, o que, adicionalmente, passa a ter um efeito reeducador sobre a alimentação.

Quando se fala em gordura, é muito comum as pessoas lembrarem apenas de alimentos como feijoada, frituras, picanha, torresmo, etc. Entretanto, hoje se chama muita atenção para as chamadas "gorduras ocultas" dos alimentos como o azeite da salada, o leite condensado dos doces, o molho branco das massas, a gordura dos chocolates e o óleo usado no preparo das refeições.

Estudos bem controlados demonstraram que além de eficaz no emagrecimento, o Orlistate possui efeitos benéficos adicionais na prevenção do diabetes tipo 2, na redução do risco cardiovascular e no controle da dislipidemia (alterações de colesterol e trigicérides). Pode ser usado por tempo prolongado e sua prescrição já provou ser segura também em adolescentes acima de 12 anos.


Esta matéria foi útil para você?
Sim Não

Envie esta página para um amigo.
Seu nome:   E-mail do amigo:
 

Topo