::Setor de Nutrição

Fonte: Jornal Estado de Minas - Domingo, 18 de maio de 2008
Caderno Bem VIVER - Matéria de capa


Bom dia! o café da manhã está servido
Estudos mostram que quem faz a refeição matinal tende a manter uma dieta saudável
Vanessa Jacinto

Marcelo Sant'anna/EM/D.A Press

O estudante Henrique Rojas tem pouco tempo e gosta de tomar uma vitamina, logo depois de acordar

Horários apertados pelo acúmulo de compromissos na agenda, medo de ficar preso no trânsito ou a simples necessidade de dormir 15, 10, cinco minutinhos a mais, levam muitas pessoas a sair de casa, pela manhã, com o estômago vazio. Também existem aqueles que, por opção, decidem tomar apenas um mísero cafezinho, deixando para mais tarde, ou mesmo “pulando” a refeição que, segundo os especialistas, é a mais importante do dia.

Pesquisas recentes confirmam a tese sobre o valor de um bom café da manhã. Ressaltam os benefícios da alimentação matutina para manter a saúde e o peso corporal. Quem é adepto do desjejum engorda menos e, num processo de emagrecimento, apresenta melhores resultados do que quem não come nada nesse horário.

Um dos estudos foi feito na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, com 2,2 mil adolescentes. Os resultados foram publicados recentemente no periódico Pediatrics e mostraram que aqueles que consumiam café da manhã costumavam manter a dieta saudável ao longo do dia, evitando o que os nutricionistas chamam de alimentos de calorias vazias, ou seja, que só engordam. Eles também eram mais ativos fisicamente do que aqueles que pulavam a refeição matinal. Cinco anos depois do início do estudo, os que tomavam café da manhã diariamente ganharam menos peso e tinham Índice de Massa Corporal (IMC) menor do que os que não tomavam.

Mas os benefícios dessa refeição não se restringem aos adolescentes. O fato é que quem não toma café da manhã acaba mesmo comendo um volume maior no almoço, exagerando, principalmente, na quantidade de gordura e de carboidratos. A experiência no consultório de endocrinologistas e profissionais de nutrição revela que o hábito de obesos e pessoas com sobrepeso, geralmente, é tomar apenas um cafezinho pela manhã. Sentindo-se famintos durante todo o dia, eles acabam consumindo mais alimentos “engordativos”.

Tão importante quanto comer de manhã é escolher bem os alimentos. Para ajudar você a se orientar, o Bem Viver ouviu nutricionistas do Instituto Mineiro de Endocrinologia, que elaboraram cardápios para públicos diferentes. Escolha o que mais combina com seu perfil e faça as adaptações que julgar necessário. O que não vale é, depois das dicas, continuar saindo de casa sem comer. Bon appétit!

Veja continuação em:

Café da manhã: principal refeição do dia

 

Esta matéria foi útil para você?
Sim Não

Envie esta página para um amigo.
Seu nome:    E-mail do amigo:

Para postar no seu Twitter que você está lendo esta matéria, clique aqui
   

Topo